sexta-feira, 20 de maio de 2011

PSICOPATAS .

Quem são eles ?

Descrita pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, a psicopatia consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos.
Psicopatas são indivíduos que apresentam boa impressão e são tidos como “normais” por quem as conhecem superficialmente. No entanto são pessoas com comportamentos doentios e transtornos de personalidade, que se caracteriza por total ausência de sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado. Os psicopatas são frios e calculistas, mentirosos, egoístas, parasitas, manipuladores, impulsivos, inescrupulosos, irresponsáveis, transgressores de regras sociais, muitos são violentos e só visam ao interesse próprio.


O cérebro de um psicopata é diferente do das pessoas normais ?


Psicopatas não tem não emoção. A área do cérebro conhecida como Sistema Límbico, é a central das nossas emoções, mas nos psicopatas, ela está quase que totalmente desativada.
Em pessoa normais, o sistema límbico, trabalha junto com o lobo frontal, este por sua vez responsável pela razão. Os dois atuando juntos, fazem o equilíbrio entre a razão e emoção nos seres humanos. No caso dos psicopatas, além do sistema límbico não funcionar, o lobo frontal funciona de forma acima do normal, isso os faz pessoas 100% razão e 0% emoção.
Devido ao seu grau de inteligência elevado, eles aprendem rapidamente a simular emoções, mas, não passa de uma simulação. Para eles, palavras como amor e caderno, causam exatamente a mesma reação. Eles têm capacidade de fingir estar sentindo… embora, jamais saberão do que se tratam sentimentos reais.

PORQUE ELES SÃO ASSIM?

A psicopatia é uma doença que pode ser adquirida tanto nos primeiros meses de vida do bebê, quanto a partir de traumas na sua vida, até a adolescência!
O ser humano nasce ou não com uma tendência biológica a psicopatia, mas o que define se ela vai se manifestar e em que grau é o tipo de criação. A estrutura da nossa personalidade é formada até os 8, 10 anos de idade, principalmente, nessa fase a criança precisa se sentir amada, protegida e acima de tudo receber limites e aprender a seguir regras.
A psicopatia parece estar relacionada a algumas importantes disfunções cerebrais, sendo importante considerar que um só único fator não é totalmente esclarecedor para causar o distúrbio; parece haver uma junção de componentes.
 -Disfunções cerebrais/biológicas ou traumas neurológicos.
-Fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção;
.  Predisposição genética e traumas sociopsicológicos na infância (ex, abuso emocional, sexual, físico, negligência, violência, conflitos e separação dos pais etc.)
Todo indivíduo antissocial possui, no mínimo, um desses componentes no histórico de sua vida, especialmente a influência genética, entretanto, nem toda pessoa que sofreu algum tipo de abuso ou perda na infância irá tornar-se uma psicopata sem ter uma certa influência genética ou distúrbio cerebral; assim como é indemissível afirmar que todo psicopata já nasce com essas características. Portanto, a junção dos vários fatores é que fazem um psicopata .

Curiosidades
     
·        Para cada 25 pessoas, uma ao menos exibe traços psicopáticos;
·        Para cada três homens psicopatas, uma mulher é psicopata;
·        Podem possuir vida dupla: socialmente sendo pessoas exemplares, mas com pessoas da intimidade se mostrarem totalmente diferentes;
·        Os cientistas estudaram o cérebro de psicopatas que cometeram crimes de homicídio, múltiplas violações, estrangulamento e tomada de reféns e perceberam que as estradas que ligam as áreas cerebrais importantes nas emoções e decisão tinham buracos. Nas pessoas sem este perfil criminoso as vias de comunicação observadas estavam em boas condições.
·        Entre 1 e 4% da população é sociopata em maior ou menor escala.
. entre outras .

2 comentários:

  1. Vamos aos detalhes:

    - Gostei do visual mesmo.

    - Quanto ao que escreveu: Vejo muitos adolescentes assim, o que faz eles diferentes de psicopatas?

    - Qual origem biológica de um psicopata? Digo um ancestral comum. Ou isso, faz parte de nossa sociedade violenta e possessiva?

    - Eu gostei da forma como tratou o assunto inicialmente. Mas a desafio analisar outros aspectos como o bullyng, a violência, a loucura (Quem é o louco: nós ou eles, definido por nós? Não deixa de ter filosofia.) E isso tem aspectos de referencia então precisa estudar a física nesse processo e indico a quântica.

    - Um psicopata é louco? Ou é uma vitima de nosso sistema que falhou? Ou é um estrategista que busca justificar o que faz? Ou é uma fuga?

    - Eu não consigo entender o seguinte se uma pessoa sadia consegue virar um psicopata quando na verdade um psicopata tem sistema limbico modificado e isso é um fator físico e não emocional?

    Voce gosta desses assuntos vamos trocar bastante informação a cerca do tal, mas no fundo precisa relacionar a física.

    ResponderExcluir
  2. "- Eu não consigo entender o seguinte se uma pessoa sadia consegue virar um psicopata quando na verdade um psicopata tem sistema limbico modificado e isso é um fator físico e não emocional?"

    Interessante a sua questão, eu gostaria de deixar uma reflexão sobre ela e sobre as outras, se me permite : " até que ponto você realmente tem controle e vontades conscientes?"
    Se suas neuro-sinapses se "rearranjarem" e seus neurotransmissores circularem pelos impulsos de forma distinta, o que acontece ? (Exemplo : O indivíduo que foi drogado... o individuo apaixonado... o indivíduo ansioso...)

    Até que ponto toda a "filosofia sobre identidade e consciência" é necessária se nem se pode ter certeza do próprio auto-controle...

    "- Qual origem biológica de um psicopata? Digo um ancestral comum. Ou isso, faz parte de nossa sociedade violenta e possessiva?"

    Dês dos primórdios os povos se confrontam em guerras tribais usando violência por exemplo, seriam todos psicopatas aqueles que foram guerreiros ou soldados ? Humanos sempre submeteram uns aos outros a várias condições de incomodo, violência e tortura de variadas formas(físicas ou psicológicas, diretas ou indiretas), assim como os animais fazem, por simples seleção natural e sobrevivência, por que não considerar que a raça humana tenha em sua natureza também a "perversidade" ? Se não, não haveriam leis que nós mesmos criamos para proteger o que chamamos de sociedade e, tão pouco haveria necessidade de ensinar e discutir ética se todos fossemos bons, extremamente flexíveis, compreendendo sempre uns aos outros, mas não é assim e precisamos classificar os crimes.


    "Quanto ao que escreveu: Vejo muitos adolescentes assim, o que faz eles diferentes de psicopatas? "

    O Transtorno de personalidade esquizoide designa o indivíduo que se comporta de forma distinta do meio social como forma de imponência ou auto-afirmação de domínio,ou ainda para chamar atenção para sí e serem vistos, mesmo que sejam chamados de "esquisitos" por exemplo os adolescentes que se dizem "roqueiros" que usam piercings até onde não cabe mais, com cabelos pintados multicoloridos etc...logo esses indivíduos demonstram transtornos antissociais que os conduzem a quebrar regras, descumprir leis e dai para a criminalidade é um pulo,só é preciso eles encontrarem outras pessoas similares a eles e o comportamento errôneo se potencializa.
    O que determina se um individuo vai ou não se tornar um criminoso ? ele tem escolha e domínio de si quando está em um ambiente propício a pratica do crime?

    É preciso saber que o indivíduo com personalidade transtornada sofre, seja ele borderline,esquizoide, sociopata,psicopata!
    Imagine se sua mente fosse ligada em racionalidade o tempo todo, tudo seria calculado friamente, você se sentiria entediado sempre que seus cálculos fossem impossibilitados por ações e condições adversas, você teria que lidar com a constante sensação fantasiosa de potência, não suportando se frustrar, não conseguindo trabalhar as derrotas, tendo que desenvolver desculpas constantes para se auto-afirmar e justificar suas falhas, inventaria mentiras para os outros para que sua posição fosse sempre suprema, sempre querendo se sentir auto-suficiente de tudo em falsas impressões constantes.E o final do psicopata criminoso qual tem sido ? cadeia, ou morte, porque é esse o fim do caminho trilhado ao percurso de uma vida de manipulação, mentiras e perversões.

    ResponderExcluir